7 dicas sobre uso de ferramentas em Motores Spindle
10 de Maio de 2018
Ao selecionar a ferramenta é essencial prestar atenção em algumas recomendações, por isso preparamos para você 7 dicas sobre uso de ferramentas em Motores Spindle. Confira.
As 7 dicas sobre uso de ferramentas em Motores Spindle:
1 - Sempre utilize ferramentas corretamente afiadas, travando-as adequadamente no eixo do Eletro-Spindle.
2 - Jamais utilize ferramentas deformadas ou danificadas, ferramentas quebradas ou ferramentas que não estão perfeitamente balanceadas.
3 - Antes de inserir a ferramenta na respectiva pinça, sempre verifique se todas as superfícies estão limpas e livres de danos.
4 - Monitore a corrente (amperagem) do Eletro-Spindle para detectar a perda de afiação da ferramenta. Pois o calor gerado pelas ferramentas pode superaquecer a graxa dos rolamentos, evaporar seus componentes essenciais e diminuir a vida útil dos rolamentos. O excesso de calor também prejudica o funcionamento das porcas de aperto e pinças.
5 - Balanceie toda ferramenta após sua afiação. Afinal a vibração das ferramentas desbalanceadas pode danificar rapidamente os rolamentos do Eletro-Spindle.
6 - Substitua por novos, todo porta-ferramenta, porca e pinças que estiverem gastos, arranhados ou deformados, assim evita o deslizamento da ferramenta e o desbalanceamento do conjunto.
7 - Os requisitos essenciais para a utilização de uma ferramenta em alta velocidade são:
a ferramenta deve ser compacta, curta e leve;
a ferramenta deve ser precisa e com alto elevado grau de segurança;
a ferramenta deve ser balanceada e acoplada simetricamente com o porta-ferramenta;
a ferramenta deve ter os cortes (asas) o mais próximo possível do eixo de rotação.
Para rotações acima de 6.000 RPM, é recomendado a utilização de ferramentas com nível de balanceamento dinâmico G = 2,5 ou melhor (Norma ISO1940).
Além da manutenção em motores spindle
Gostou das 7 dicas sobre uso de ferramentas em Motores Spindle? Então veja mais alguns conteúdos relevantes:
A Tecmaf possui um Laboratório de Reparo de Spindles com técnicos e engenheiros altamente capacitados para atender uma ampla gama de marca e modelos de equipamentos. Fale com um de nossos consultores através do nosso WhatsApp (19) 9986-50572