O motor de passo é um tipo de motor que tem a capacidade de converter um sinal de entrada em um ângulo de rotação, com extrema precisão de giro. Diferente de outros motores, o motor de passo possui um número fixo de polos magnéticos, que determinam os passos do motor sem a necessidade de escovas. Neste texto descubra: Como funciona o motor de passo.
Funcionamento do Motor de Passo
O motor de passo opera de maneira peculiar. Ele não gira continuamente como um motor convencional, mas sim em passos discretos. Cada pulso de entrada corresponde a um passo de 1,8 graus (na maioria dos motores de passo) dado pelo motor. A velocidade do motor é controlada pela frequência dos pulsos enviados pelo circuito de controle. Algumas características importantes do motor de passo incluem:
Inexistência de escovas: Ao contrário de outros motores, o motor de passo não possui escovas em sua estrutura. Isso elimina um ponto de falha comum em motores e evita a criação de arcos elétricos indesejáveis;
Independência da carga: A velocidade do motor de passo não é afetada pela carga, desde que esta esteja dentro dos parâmetros desenvolvidos para o motor.
Posicionamento em malha aberta: Os passos do motor de passo podem ser quantificados, permitindo que a posição do eixo seja conhecida sem a necessidade de um mecanismo de realimentação.
O que mais precisa saber?
Agora que você sabe como funciona o motor de passo, recomendamos mais alguns conteúdos relevantes:
A TECMAF tem mais de 28 anos de experiência e se orgulha de oferecer produtos de qualidade com atendimento diferenciado. Acesse nossa loja loja.tecmaf.com.br ou fale com um de nossos consultores através do nosso WhatsApp (19) 9986-50572