Um dos principais fundamentos da Indústria 4.0 é a capacidade de produzir de acordo com a demanda, utilizando recursos que possibilitam alternar com facilidade as atividades das máquinas.
Por meio de sensores inteligentes espalhados pela planta da fábrica, é possível monitorar remotamente e rastrear todos os processos produtivos (fábrica inteligente).
Os dados são coletados de forma instantânea, servindo como base e possibilitando a tomada de decisão em tempo real.
Como as máquinas fornecem dados importantes sobre o ciclo de trabalho, será possível arquitetar as decisões por meio do sistema cyber-físico – levando em consideração as necessidades em tempo real.
O conceito de Internet of Services oferece inúmeras possibilidades de atuação, indo além do simples monitoramento de dados. O software também pode fornecer informações essenciais sobre os dispositivos, servindo como base para insights e inputs críticos com foco em aprimorar o processo.
A Indústria 4.0 trará mudanças que afetarão não só o mercado, mas a nossa vida. Em um contexto cada vez mais competitivo e exigente, a empresa que não investe na criação ou implantação de novos modelos de negócio acaba ficando para trás.
As empresas precisarão investir na adequação ao modelo de fábricas inteligentes. Assim a tecnologia é peça fundamental no que diz respeito a garantir a viabilidade desta adaptação.
Como em todo processo de mudança, as demandas também se transformam. Algumas necessidades deixam de existir e abrem espaço para novas. Por exemplo, a mão de obra automatizada vem ganhando espaço na indústria e robôs passaram a substituir pessoas, começando a surgir novas demandas nas áreas de pesquisa e desenvolvimento – tarefa que é realizada por profissionais extremamente capacitados. É importante entender que a Indústria 4.0 não surge como uma inimiga dos humanos. Ao contrário, ela vem para aprimorar processos criados por pessoas e otimizar o tempo – a fim de permitir novos insights por parte dos pesquisadores.
Pensando em atender um público que se mostra mais exigente, as empresas começaram a investir em equipamentos mais modernos. Isto possibilita a customização de cada produto de acordo com as necessidades ou demandas específicas de cada cliente, levando em conta as preferências de cada consumidor.