Manutenção preventiva em Motores Spindles, por que fazer?
13 de Julho de 2018
Manutenção preventiva em Motores Spindles. Você já se perguntou por que fazer? Neste texto iremos responder a essa pergunta.
A manutenção dos Motor Spindle resume-se numa inspeção periódica quanto a níveis de isolamento, elevação de temperatura, desgastes excessivos e verificações no ventilador, para checar o correto fluxo de ar.
A pontualidade na execução das manutenções preventivas é essencial, a fim manter as condições de utilização e trabalho planejadas pelo fabricante do equipamento no desenvolvimento do produto.
A frequência da manutenção preventiva é calculada com base em uma semana de trabalho de cinco dias com um turno de 8 horas por dia, em condições ambientais normais de trabalho.
Veja abaixo os itens do Motor Spindle e a frequência (tempo) em que devem ser verificados:
Limpeza da Pinça, Porta-Ferramenta e Cone do Eixo do Motor Spindle
Frequência: Diária
Antes de utilizar o Motor Spindle , verifique se as superfícies cônicas do porta-ferramenta ou pinças e as superfícies cônicas do eixo do Motor Spindle estão completamente limpas e sem vestígios de poeira, gordura, óleo refrigerante, partículas metálicas e nem vestígios de oxidação e riscos. Sedes das ferramentas sujas causam o assentamento incorreto da ferramenta, desalinhamento em relação ao centro do eixo de trabalho do Motor Spindle e o deslizamento da ferramenta. Sujeiras também podem danificar a sede da ferramenta, causando imprecisão no processo de usinagem e riscos de ferimento aos operadores.
Para Motor Spindle com Troca Automática de Ferramentas, não direcione jatos de ar comprimido no eixo do equipamento quando o porta-ferramenta não estiver presente.
Para limpar as superfícies tanto do eixo do Motor Spindle quanto do porta ferramenta/pinça, utilize panos limpos e macios.
Nunca utilize instrumentos abrasivos, como palha de aço, desincrustadores de metal, lixas, ácidos ou outros meios agressivos.
Limpeza dos Filtros do Circuito Pneumático (quando aplicável)
Frequência: Diária
Ao final de cada turno de trabalho, descarregue (esvazie) o circuito de ar comprimido para permitir a limpeza automática dos filtros que protegem o Motor Spindle .
Rolamentos
Frequência: Diária
Os rolamentos utilizados nos Motor Spindle Tecmaf possuem lubrificação permanente e não requerem adições de graxa. Verifique se o equipamento apresenta ruídos excessivos e vibrações. Caso seja constatado algum ruído e/ou vibração anormal, recomendamos que o equipamento seja desligado imediatamente e realizada a verificação/substituição dos rolamentos e balanceamento por técnicos capacitados.
Limpeza da Ventoinha (quando aplicável)
Frequência: Diária
Limpe a grelha da ventoinha e todo o conjunto de ventilação do Motor Spindle e remova todos os objetos que bloqueiam as áreas de ventilação.
Fixação do Motor Spindle
Frequência: Semanal
Verifique se os parafusos de fixação do Motor Spindle que o prendem na máquina estão devidamente apertados.
Verificação das Conexões Elétricas e Pneumáticas (quando aplicável)
Frequência: Mensal
Verifique a integridade dos cabos elétricos de alimentação e sinais e se os mesmos estão firmemente fixados e não estão cortados, rompidos ou esticados. Verifique também a vedação dos tubos e conexões de resfriamento e circuitos de ar comprimido.
Substituição dos Filtros de Circuito Pneumático (quando aplicável)
Frequência: De acordo com as instruções do fabricante
Realize a manutenção regular e a substituição do circuito pneumático para o Motor Spindle , seguindo as instruções do fabricante.
Além da manutenção em motores spindle
Agora que você conhece melhor sobre a importância da manutenção em motores spindle, recomendamos mais alguns conteúdos relevantes:
A Tecmaf possui um Laboratório de Reparo de Spindles com técnicos e engenheiros altamente capacitados para atender uma ampla gama de marca e modelos de equipamentos. Fale com um de nossos consultores através do nosso WhatsApp (19) 9986-50572