HOME    |  NOTÍCIAS    

Qual o melhor sistema de refrigeração para Motor Spindle?


02 de Maio de 2018
 

O sistema de resfriamento do Motor Spindle é uma parte essencial do processo de projeto da parte elétrica (estator), afetando diretamente o desempenho e durabilidade do equipamento. Os Spindles Tecmaf são refrigerados por quatro métodos primários: Ventoinha, Ventilador Elétrico, Ar Comprimido e Líquido. Veja as vantagens e desvantagens de cada sistema:

1- Ventoinha Mecânica (série TV)


O mais popular sistema de refrigeração funciona através de uma ventoinha montada diretamente no eixo do Motor Spindle. Quando o eixo gira, a ventoinha (graças a um sistema de defletor de ar na parte traseira do Motor) fornece a quantidade correta de ar para o resfriamento do equipamento.


Vantagens: baixo custo de aquisição e fácil instalação do equipamento, pois não necessita de componentes adicionais para refrigeração do Motor Spindle.


Desvantagens: ruído gerado pela alta rotação da ventoinha (lembrando que o ruído da usinagem, gerado pelo atrito da ferramenta com a peça usinada, é bem maior que o ruído da ventoinha).



2. Ventilador Elétrico – cooler (série TF)


O Motor Spindle é equipamento com um ventilador elétrico (cooler) que fornece o volume de ar necessário para manter o motor na temperatura correta, independentemente da rotação do eixo.


Vantagens: baixo custo de aquisição, instalação simples e baixo nível de ruído gerado pelo sistema de refrigeração.


Desvantagens: Necessita de uma fonte chaveada para alimentação da ventoinha elétrica (geralmente em 12 e 24 Volts) e maior cuidado na limpeza e manutenção do ventilador.



3. Ar Comprimido (série TA)


O Motor Spindle é conectado a uma rede de ar comprimido que fornece o fluxo de ar suficiente para manter o equipamento na temperatura correta. O fluxo de ar e a pressão (ar comprimido seco) mudam de acordo com as dimensões do Motor Spindle.


Vantagens: boa eficiência no sistema de refrigeração, podendo o Motor Spindle trabalhar em baixas rotações sem comprometer a temperatura do conjunto estatórico.


Desvantagens: Alto investimento em compressor e manutenção da rede de ar comprimido, além do consumo de energia elétrica pelo compressor de ar.



4. Líquida (série TL)


O Motor Spindle é conectado a um resfriador (chiller) que mantém a temperatura constante correta do líquido refrigerante. O fluxo e a pressão do líquido de arrefecimento mudam de acordo com as dimensões do Motor Spindle.


Vantagens: ótima eficiência no sistema de refrigeração e baixo nível de ruído do Motor Spindle durante o trabalho.


Desvantagens: Necessidade de um resfriador (chiller), mangueiras de água e líquido refrigerante, além de todos os cuidados necessários para a manutenção adequada deste sistema.


Importante:

  • Mantenha a temperatura de trabalho (mancal dianteiro do equipamento) entre 30 e 60°C, ajudando a maximizar a vida útil e diminuindo falhas prematuras dos rolamentos.

  • Os rolamentos do Motor Spindle poderão soar com ruído durante o pré-aquecimento (amaciamento) até que a expansão térmica atinja a pré-carga necessária.


 

A TECMAF tem mais de 28 anos de experiência e se orgulha de oferecer produtos de qualidade com atendimento diferenciado. Acesse nossa loja loja.tecmaf.com.br ou fale com um de nossos consultores através do nosso WhatsApp (19) 9986-50572




Conheça melhor a TECMAF

VOLTAR
<< Voltar

Siga nossas redes
e mantenha-se atualizado!

   
 

Contatos

+55 19 3463.5087
+55 19 99865-0572 vendas@tecmaf.com.br
Endereço

Av. Interdistrital Comendador Emílio Romi, 921
Distrito Industrial I

Santa Bárbara dOeste - SP
CEP: 13456-120
TECMAF INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. | 00.569.431/0001-73 - © Copyright 2023 - Todos os direitos reservados, Política de Privacidade - Desenvolvido por AOX Marketing